A força interior do ser humano

Diante dos inevitáveis problemas e desafios que a existência nos apresenta diariamente, é importante sabermos como enfrentá-los e resolvê-los da melhor forma possível, a fim de aproveitarmos as situações, convertendo-as em oportunidades de aprendizado, crescimento interior e realização.

Com esse propósito, podemos citar algumas atitudes que, segundo sábios e bondosos instrutores espirituais, possuem poder especial, oferecendo-se como recursos valiosos nas mais diversas situações da vida de todo ser humano. Todas elas são expressões da força interior de que todo ser humano é dotado como criatura divina em marcha evolutiva.

Desafiado por ocorrências difíceis que não se sabe como solucionar, a paciência pode representar a atitude mais adequada, até que se possa capacitar e fortalecer para enfrentá-las.

Em face de pressões externas que se afiguram insuportáveis, um breve mergulho no silêncio interior permite renovar as energias e vislumbrar um panorama diferente.

Quando acometido por uma dúvida sobre algo que parece importante, a calma e a reflexão, junto à sincera intenção de acertar, são capazes de oferecer a solução mais sábia.

Defrontado por situações que convidem à desonestidade, a consulta e obediência à própria consciência têm o poder de dissipar qualquer tendência a comportamentos menos dignos e de assegurar a tranquilidade da alma.

Quando as condições externas se mostrem ameaçadora, a paz interior é o mais poderoso antídoto ao desespero e o mais seguro refúgio.

Diante do desalento e da descrença coletivos, a chama da fé é capaz de iluminar o caminho e realizar prodígios.

Ao deparar com a violência e a agressividade que se generalizam, a serenidade íntima é santuário inviolável onde se pode permanecer com segurança.

Respondendo à crescente onda de conflitos e desajustes nos mecanismos sociais, o equilíbrio psíquico assegura o prosseguimento tranquilo nas tarefas construtivas que se possa realizar.

Observando a presença dos vícios em todos os setores da sociedade, o cultivo da pureza interior garante a permanência no caminho correto e protege contra influências obscuras.

Quando a situação externa parece um contínuo convite à tristeza, a alegria interior tem o poder de sustentar os corações na insuperável satisfação de servir e amar.

Em face da crescente onda de negatividade que tem atingido cada vez mais pessoas, uma vida consagrada aos ideais mais elevados pode assegurar imunidade psíquica contra as forças sombrias que têm se manifestado no mundo.

Com a disseminação do medo, sob todas as suas formas, trazendo grande sofrimento ao coração humano, a plena confiança nos desígnios divinos garante coragem invencível e segurança inabalável.

As atitudes mencionadas, dentre tantas outras, refletem uma força interior, fruto das virtudes que todos possuímos, embora muitas ainda em estado latente, aguardando serem acionadas e dinamizadas. São ferramentas capazes de operar grandes transformações positivas na realidade individual e, consequentemente, coletiva, e certamente podem ser evocadas e desenvolvidas mediante uma adequada educação voltada à formação integral do ser humano.

Nesse sentido, os movimentos espiritualistas e religiosos podem contribuir significativamente, desde que cumpram seu papel educador e transformador – como é o caso da Doutrina Espírita – ao trazerem instruções e oferecerem meios para que se desenvolvam os potenciais interiores, capacitando os seres a enfrentar e solucionar os desafios existenciais. O Espiritismo, ao revelar a origem, natureza e destino do ser humano com base na sua realidade transcendente, favorece o despertar das referidas potencialidades anímicas bem como o exercício consciente das virtudes necessárias ao bom aproveitamento da existência física.

Haver realizado esse ideal é um precioso legado daqueles que, pelos ensinamentos, mas sobretudo pelo exemplo, demonstraram possuir um poder capaz de superar qualquer obstáculo para prosseguir nas tarefas luminosas a que se dedicaram. Conhecidos como santos, sábios, mestres e líderes, manifestaram uma força extraordinária provinda do interior, que os impulsionou e sustentou na execução da missão que abraçaram. A história está repleta de exemplos dessas pessoas notáveis, cujas vidas merecem ser mais bem conhecidas e divulgadas, como fator educativo e motivador das ações humanas.

O reconhecimento dos potenciais humanos e a possibilidade de expandi-los à medida que são vivenciados traz uma perspectiva essencialmente otimista, o que seguramente enriquece e preenche de significado as experiências da existência humana, no seu caminho para a plenitude. Eis uma proposta viável, pois já realizada por inúmeros indivíduos, com resultados positivos; perspectiva desafiadora, mas fascinante – cooperar com o desenvolvimento do potencial interior do ser humano, favorecendo uma transformação para melhor na realidade existencial.

Tags:
© 2018 União Espírita de Piracicaba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Neticom Brasil Agência de Marketing Digital