A importância de agir corretamente

 

 

 As realizações humanas ao longo da história têm sido fruto de ideias aliadas ao esforço de pô-las em prática. Na execução de qualquer empreendimento humano, dos mais singelos aos mais grandiosos, a qualquer ideia criativa e inovadora sempre se seguiu paciente e perseverante esforço de concretização, até que os resultados alcançassem os objetivos almejados.

 Embora os idealistas sejam os pioneiros, os iniciadores das transformações sociais e das mudanças para melhor no panorama das comunidades, é através das ações, às vezes empreendidas por outras pessoas, que se consolidam as novas realidades.

 Parece-nos importante refletirmos sobre a qualidade do nosso agir, assim como a melhor forma de contribuirmos para as realizações coletivas. Uma ação correta logicamente provém de uma ideia acertada, baseada em princípios e valores igualmente corretos. Daí a importância da qualidade dos pensamentos – origem de toda ação. Recorrendo a uma referência evangélica, Jesus afirmou que se conhece a árvore pelos seus frutos, evidenciando que os efeitos revelam a causa, os resultados das ações evidenciam sua procedência. Mais do que exaltar a beleza das flores, o Mestre enfatizou a utilidade dos frutos, ou seja, das obras de cada um. 

 A teoria sem prática é inútil, e a ideia sem ação é estéril. Como diz o apóstolo Tiago na Bíblia: “a fé sem obras está morta”. A teoria é somente uma elaboração mental. A inspiração sem a subsequente transpiração – a ideia sem esforço – nada realiza no plano material em que nos encontramos encarnados. É claro que as boas ações precisam partir de inspiração, de concepções elevadas, mas as ideias precisam ser postas em prática, caso contrário a força criativa se dissipa e a chance é perdida. Segundo esse princípio, pode-se dizer que a oportunidade de praticar o bem não aproveitada é como uma semente não plantada ou um fruto maduro não colhido.

 Se agir sem pensar é perigoso, pensar sem agir pode ser um desperdício de tempo, recursos e energia. Em certas situações é preciso um longo e cuidadoso planejamento antes de empreender a sua execução. Em outras circunstâncias a ação imediata é necessária e mesmo essencial, quando não se pode perder tempo com teorias ou discussões inúteis. A sinceridade de propósitos aliada à boa vontade traz uma prontidão que torna o ser apto a agir corretamente sempre que necessário, evitando as tão comuns desculpas que usamos para justificar nossa omissão e indiferença diante das necessidades alheias.

 De acordo com as leis da vida que regem o destino, ensinadas pelas religiões e filosofias espiritualistas, e especialmente explicadas pela Doutrina Espírita, respondemos não apenas pelo mal que fazemos, mas também pelo bem que não realizamos, ou seja, pela omissão. Erramos ao fazermos o que não deveríamos fazer, mas também ao não realizarmos o que deveríamos realizar, sempre segundo nossas possibilidades.

 Com relação aos ensinamentos espirituais e religiosos, é sempre fácil aceitar seus princípios e reconhecer seu valor, no entanto parece ser difícil praticá-los no convívio diário, onde frequentemente manifestamos nossos aspectos ainda obscuros e imperfeitos. A compreensão e aceitação de determinado princípio, para que seja incorporado à existência, precisa obrigatoriamente passar pela prática e vivência dos seus postulados. Ninguém possui qualquer virtude se não a pratica nem a experimenta no cotidiano. Ninguém que haja sido considerado santo ou herói se tornou criatura sublimada sem que agisse incansavelmente em harmonia com os princípios em que acreditava. Crer e agir, conceber e realizar, teoria e prática constituem o inseparável binômio da vida. Portanto, para que as realizações humanas sejam verdadeiramente construtivas é fundamental que se baseiem em princípios e valores elevados e corretos, mas é indispensável que estes sejam confirmados e validados pela paciência, perseverança e disciplina nas ações de cada dia.

Tags:
© 2018 União Espírita de Piracicaba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Neticom Brasil Agência de Marketing Digital