Cadastre-se em nosso boletim semanal

Nome:
Email:
Cadastre-se e receba as atualizações do site

Como manter o equilíbrio num mundo repleto de tecnologia e informação

A vida moderna nos bombardeia diariamente com uma quantidade brutal de informações. Não se vive plenamente momento algum: você escova os dentes, pensando em comprar o pão, compra o pão, pensando na reunião no escritório, vai para a reunião pensando em buscar as crianças no colégio, numa sucessão infinita de compromissos recheada de informações que chegam através do e-mail que checamos freneticamente, chamadas no celular, torpedos, redes sociais. Enfim, somos bombardeados por informações de todo o tipo durante todo o tempo, consequentemente não conseguimos nos concentrar na atividade que estamos executando naquele momento.

Esta situação pode comprometer nossa qualidade de vida. Nos expomos à acidentes de trânsito dirigindo e falando ao celular, sofremos com a perda da produtividade no ambiente profissional, nas tarefas que requerem maior concentração e, ainda mais grave: não nos damos conta da passagem do tempo. Avançam as semanas, os meses e os anos, sem que percebamos a real beleza que reside no caminho de nossa jornada aqui na Terra.

Benefícios da vida moderna

Se por um lado, sabemos dos riscos e de como esta modernidade pode nos afetar, por outro lado, é indiscutível os benefícios que o uso da tecnologia nos proporciona: com o advento da Internet, celulares, tablets e computadores, diminuíram as distâncias ao permitir que possamos nos conectar com pessoas que estão do outro lado do mundo a um custo baixíssimo, proporcionaram mobilidade ao permitir que executemos várias de nossas ocupações profissionais à partir de casa ou de qualquer lugar, além de facilitar uma série de tarefas rotineiras como ir ao banco, por exemplo. Além disto, o acesso irrestrito à informação nos proporciona grande liberdade. Há alguns anos, dependíamos dos veículos jornalísticos disponíveis para acompanhar as notícias, quem nem sempre chegavam até nós com total imparcialidade. Hoje é possível pesquisar sobre um assunto ou um acontecimento, quase no mesmo momento em que ele ocorre, através de fontes diferentes, sob pontos de vista distintos e imparciais.

Recolhimento

Aqui, como em outros aspectos da vida, vale a regra: É necessário equilíbrio. A quantidade certa de cada ingrediente é que faz o sucesso da receita. É preciso usar os benefícios da tecnologia em nosso favor, de forma comedida e regrada, com disciplina e responsabilidade. É imprescindível que diminuamos a marcha. Para variar, de vez em quando, desligue a TV e o telefone celular, desconecte-se da internet, recolha-se a um local silencioso, acomode-se confortavelmente durante alguns instantes para refletir sobre os acontecimentos do dia. Aproveite este momento para avaliar seus objetivos e os caminhos que tem percorrido para alcançá-los. Pense alguns minutos somente em você mesmo.

Eu conheço algumas pessoas, que sequer conseguem ficar sozinhas em suas casas, sem ligar o aparelho de TV, mesmo que estejam ausentes do ambiente. É como se fosse necessário ouvir o som que vem de fora para encobrir o som que vem de dentro. É como se a própria companhia não lhes bastasse. Se não ficamos em nossa companhia, como poderemos nos conhecer? Se não nos conhecemos, como poderemos saber do que somos capazes de fazer? Para conhecermos a nós mesmos é necessário além de outras coisas, de algum recolhimento.

Prece

O Espírita tem, no momento de recolhimento, a oportunidade de conhecer um pouco mais de si enquanto fala com seu Criador. A prece espírita não condiz com frases feitas ou fórmulas decoradas, é, outrossim, o momento em que fala o coração. Momento de elevação onde nos reaproximamos de nossa verdadeira natureza espiritual, momento de agradecimento e de resignação diante dos desígnios Divinos. É neste momento que nos mostramos completamente tal como somos, sem máscaras. Este momento reafirma nossa fé em Deus e em nós mesmos, e nos reanima para continuar nossa jornada de progresso evolutivo.

A vida é um tempo muito curto. É necessário viver amorosamente, aproveitando cada momento e cada relação. A tecnologia usada com inteligência é ferramenta de aproximação e auxílio. A felicidade não está no objetivo, é possível sermos felizes ainda durante a jornada.

Força Sempre

Curta e Compartilhe esse artigo no Facebook!