Cadastre-se em nosso boletim semanal

Nome:
Email:
Cadastre-se e receba as atualizações do site

Servir

"Nenhuma construção digna se efetua sem a cooperação do serviço e do tempo."¹

Servir - Wilson R. GarciaNo dicionário, encontramos a definição para a palavra "servir" como: ser útil ou prestável a; auxiliar, favorecer, ajudar; entre outras.

Nesse sentido, sentenciamos uma ferramenta ou instrumento danificado, como inútil. Se essa ferramenta não cumpre com o objetivo para o qual ela foi concebida, não atende mais às nossas necessidades; sua existência não faz sentido, ela não nos serve mais, não vale mais que o espaço que ocupa.

 

Qual é o sentido da vida?

Desse modo, debruçamo-nos novamente sobre a questão filosófica primordial: Qual é a razão de nossa existência? Nós, espíritas, acreditamos que as diversas encarnações que experimentamos, ocorrem, por conta da necessidade de aperfeiçoamento, que é possível mediante a aquisição de conhecimentos e na aplicação destes, sobretudo, nas relações sociais. Em resumo, evoluímos quando aprendemos a amar.

Acumulamos através dos séculos, sérios comprometimentos com nossos semelhantes. A reencarnação é uma nova oportunidade de reencontro com essas almas, para que possamos desatar os nós que nos prendem à sentimentos primitivos como o ódio, a vingança, a intolerância e aos processos de culpa, que nos localizam nas zonas vibratórias inferiores, tornando-nos os próprios artífices de nossa infelicidade.

Com efeito, só podemos evoluir em qualquer sentido, quando nos tornamos úteis aos nossos semelhantes, integrando-nos num mecanismo precioso que nos torna condutores do amor de Deus que flui através de todas as suas criaturas.

Utilizando esta analogia, o homem que não serve a seu semelhante torna-se inútil para si mesmo, tanto quanto para com os outros. O bom servidor é o homem que faz uso de todos os recursos disponíveis para auxiliar o próximo, e todos, são portadores dos recursos necessários às tarefas a que se propuseram.

Cada ferramenta para sua tarefa

É importante ressaltar que cada ferramenta é destinada a um determinado tipo de tarefa, e não são raros os casos de trabalhos mal realizados pela escolha da ferramenta inapropriada.

Na medida em que o servidor evolui, novas tarefas lhe são confiadas, de forma, que todos podemos oferecer nosso melhor dentro da esfera evolutiva a que pertencemos.

Todos os seres existentes, desde os minerais, os vegetais e os animais, contribuem, de acordo com suas possibilidades com o meio em que estão inseridos, os minerais, fornecendo agentes químicos, os vegetais produzindo oxigênio e outras infinitas atividades imperceptíveis aos nossos sentidos grosseiros. 

Todos somos conclamados a participar neste processo e devemos igualmente cooperar, de forma a contribuir com o meio e com as pessoas ao nosso redor. Existem tarefas esperando por servidores em qualquer esfera de ação.

Ouvir, com atenção e interesse autêntico ao lamento daquele que sofre, oferecendo-lhe palavras de consolo é uma maneira de servir. Até mesmo aquele que sofre preso ao leito, acometido por grave enfermidade, pode encorajar milhões de almas com seu exemplo de renúncia e resignação aos desígnios do Pai.

O hábito de cultivar bons pensamentos é uma forma poderosa de servir e ser útil, na medida em que colaboramos para a manutenção de uma atmosfera fluídica equilibrada e salutar ao nosso redor.

Ajuda-nos ó Pai Celestial, para que consigamos nos despir das vestes do orgulho e do egoísmo a fim de que possamos servir com desprendimento e alegria, contribuindo para a nossa evolução, para a evolução daqueles que nos cercam, para a evolução planetária e universal consequentemente.

Prefácio do livro: E A Vida Continua, pelo espírito André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier.

Curta e Compartilhe esse artigo no Facebook!