Comemoração do Dia Internacional do Idoso na UEP

Para comemorar o Dia Internacional do Idoso, o grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para Pessoa Idosa da União Espírita de Piracicaba promoveu uma manhã diferente no dia 18/10 com sanfoneiros e forró que animaram o grupo da UEP e da Nossa Casa.

Toda quinta-feira, no período da manhã, o grupo de Convivência se reúne para um café da manhã, após participam de uma roda de conversa, com assuntos pertinentes à saúde e bem estar, com profissionais das áreas da psicologia, nutrição, educação física, dentre outros. Além de trabalhar sempre com as atividades lúdicas, que estimulam o raciocínio e a concentração dos idosos. Prova disso é o conjunto formado por eles, chamado Sertanejo da Saudade, com quatro instrumentos musicais: a viola, pandeiro e a timba. O grupo acompanha as músicas que eles escolhem.

“Trabalhamos com a história de vida deles, valorizando os momentos importantes que viveram. Eles desenharam episódios da história de vida deles. No Natal do ano passado, foi elaborada uma encenação, fizeram os convites e convidaram as pessoas”, explicou a assistente social, Vera Furlan Belmonte. Na atividade que é desenvolvida especialmente aos idosos, os voluntários fazem encontros onde eles podem trazer a família, chamado de encontro intergeracional, para trabalhar o relacionamento com a família.

Iniciando as atividades com os idosos há um ano e sete meses, o grupo conta com 24 pessoas, acolhidos pelos voluntários da União que preparam programações diferenciadas e almoços que agradam os idosos. “Atendemos pessoas acima de 60 anos, é nítida a mudança que ocorre com os idosos, quando eles iniciam no grupo, é percebível que são apáticos, e com o tempo vai passando, vão melhorando”, disse a psicóloga, Debora Bueno, frisando que todos se sentem bem e em paz, porque a União recebe e acolhe muito bem.

© 2018 União Espírita de Piracicaba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Neticom Brasil Agência de Marketing Digital