Um pouco da história da União

A União Espírita de Piracicaba completará no dia 18 de janeiro de 2019, 77 anos de fundação. Na época em Piracicaba, haviam diversos grupos de espíritas espalhados pela cidade, que se reuniam em residências para dedicar-se à prática e aos estudos doutrinários.

Com o intuito de unir todos estes grupos, idealistas tomaram a iniciativa de fundar a União Espírita de Piracicaba, com o objetivo de propagar a Doutrina Espírita Cristã com base no ensinamento de Allan Kardec, o ensino teórico e prático do Espiritismo, a caridade espiritual, moral e assistência social. Assim nascia o novo Centro Espírita, dentro dos parâmetros legais, no dia 18 de janeiro de 1942.

A entidade, que atualmente tem como presidente Luiz Benedito Dell’Abio, na sua fundação foi presidida pela professora Eugênia da Silva e na sequência pelo Dr Walter Radamés Accorsi, que atuou por mais de 60 anos.

Desde o início, a entidade desenvolveu atividades na área assistencial, administrada por uma equipe de assistentes sociais com o acompanhamento da base doutrinária espírita. Assim, aos poucos foram criando-se áreas e departamentos, incluindo as sessões práticas, com a mesma importância, sem evidenciar nenhuma delas especialmente.

Foi então com o trabalho de Dona Eugenia, dedicado ao auxílio dos carentes que se criou a diretoria de Assistência aos Necessitados ou Departamento Feminino em 1945, tornando-a, a primeira diretora. A Assistência Social, ainda hoje é um dos pilares da União.

Admirado por todos, Dr. Walter Radamés Accorsi ampliou o objetivo da União dos primeiros tempos para as atividades sociais, as evangélicas no segmento infanto-juvenil e a biblioteca. Trabalhando em paralelo, com sua equipe, para o erguimento do edifício-sede da União, onde funciona atualmente.

Em 1960, a União Espirita fundou o Educandário “Nosso Lar”, com a finalidade de abrigar crianças do sexo feminino e em 1968 transformou-se de internato em creche atendendo cerca de 200 crianças até 2009.

A União Espírita de Piracicaba, que atualmente conta com número variável de voluntários; para as atividades fixas durante a semana, a entidade conta com aproximadamente 150 voluntários e atende aproximadamente 1.500 pessoas no ano, mantém um trabalho sólido através dos estudos e cursos doutrinários, da evangelização infanto-juvenil e da mocidade, palestras e seminários, atendimentos fraternos, grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo dos Idosos, dentre muitas outras atividades.

Além da participação da entidade na Festa das Nações na barraca México e vendas de outros produtos (exemplo: tortas, pães e etc.) durante o ano, para arrecadação de fundos para desenvolver os trabalhos assistenciais e manutenção de suas despesas.

© 2018 União Espírita de Piracicaba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Neticom Brasil Agência de Marketing Digital