contato@uniaoespiritadepiracicaba.com.br (19) 9 9698 3606

Por Setor de comunicação em 19/05/2016

A educadora, jornalista e escritora Dora Incontri vem a Piracicaba para falar sobre Pedagogia Espírita em um seminário promovido pela União Espírita de Piracicaba, nos dias 04 e 05 de junho, aberto a evangelizadores, professores, monitores, pais e demais pessoas interessadas no tema.


Dora Incontri atua nas áreas de Educação, Filosofia, Espiritualidade, Artes e Espiritismo; fez mestrado, doutorado e pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É coordenadora geral da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita (ABPE) e da Universidade Livre Pampédia, além de sócia-diretora da Editora Comenius, especializada em educação. Dora é autora de 40 livros a respeito de educação, filosofia e espiritualidade; também escreveu livros didáticos e outros psicografados.

Em sua tese de doutorado a respeito da pedagogia espírita, publicada pela editora Comenius com o título Pedagogia Espírita: um projeto brasileiro e suas raízes, Dora Incontri faz um estudo sobre a pedagogia espírita, apresentando-a como uma proposta nascida no Brasil, que é hoje o país com maior número de adeptos do Espiritismo no mundo. Para a educadora, no entanto, as raízes desta pedagogia remonta à Antiguidade, com Sócrates e Platão, tem suas bases no cristianismo e ideias de clássicos como Comenius, Rousseau e Pestalozzi, autores que influenciaram Alan Kardec, educador francês e codificador da doutrina Espírita.

Tal pedagogia propõe uma nova educação que inclui a interdisciplinaridade e a espiritualidade e defende a autonomia do educando, visto como um ser interexistencial , com potencialidades que devem ser desenvolvidas para a sua evolução espiritual; a vontade em evoluir, no entanto, deve partir do próprio educando, cabendo ao educador mobilizar essa vontade, dentro de uma relação de amor e liberdade, preocupada com a educação integral do aluno, voltada para a sua educação ética, afetiva, intelectual, estética e religiosa.

O seminário a ser realizado pela União Espírita tem entrada franca. No dia 04 de junho é das 14h30 às 17h30 e os interessados podem inscrever-se no link a seguir: clique aqui, ou na secretaria da União Espírita de Piracicaba. No domingo, dia 05 de junho, Dora faz uma palestra para os pais e o público em geral às 10h00 da manhã.